Bandeira Tarifária Vermelha: Saiba como ela funciona!
A Bandeira Tarifária Vermelha é considerada um pesadelo para a grande maioria dos brasileiros
É uma das que mais assustam os brasileiros, mas não é para menos, pois representa um ápice negativo.
Nem sempre a bandeira vermelha é sinal de problemas ou de notícias ruins, para entender exatamente o que a bandeira vermelha realmente quer dizer, é necessário entender o sistema de bandeiras.
Veja o artigo abaixo e entenda como a Bandeira Tarifária Vermelha pode ser um problema para sua conta de luz.
Bandeira Tarifária Vermelha: Por que foi definida?
Muitas pessoas ainda acreditam que a Bandeira Tarifária Vermelha é a principal responsável pela alta na conta de energia elétrica.
Engana-se quem pensa desta forma, na verdade a bandeira vermelha serve de alerta, uma forma de comunicar a alta referente ao valor da conta de energia.
A alta da energia em si, na verdade, se dá por diferentes fatores, como o caso da crise hídrica que assolou diversos estados.
Quando a crise hídrica chegou, os índices de chuva estavam muito abaixo do esperado.
As usinas hidrelétricas dependem da água de reservatórios para gerarem energia, sem água, a geração de energia se torna mais difícil.
A bandeira atinge o patamar vermelho, indicando que há um problema na geração de energia elétrica que pode levar ao aumento do valor referente a conta de luz.
Atualmente, diferente do que muitas pessoas pensam, a bandeira não é a última bandeira que sinaliza o aumento da energia elétrica.
No ano de 2021, foi instaurada uma nova bandeira chamada Bandeira Escassez Hídrica.
Esta bandeira entrou em vigor em setembro de 2021 e deve permanecer por um bom tempo agora em 2022.
Nem todos os estados do Brasil receberão reajustes na bandeira da conta de energia elétrica neste ano de 2022.
Consumidores de Roraima, por exemplo, estão isentos do pagamento das taxas referentes às novas bandeiras. I
Isso porque, fazem parte do Sistema Interligado Nacional, este sistema é o responsável por distribuir a energia gerada para todo o país.
Além desses, pessoas beneficiárias da tarifa social também estão isentas deste pagamento e irão pagar apenas o valor referente a bandeira vermelha.
No entanto, ainda assim, por conta do benefício conseguirão descontos no pagamento da conta de luz.
Como funciona o sistema de bandeiras?
O sistema de cores que representa as bandeiras tarifárias da conta de energia, funciona como um semáforo da energia elétrica.
A ideia principal deste sistema, sempre foi incentivar um consumo mais controlado de energia, para que o valor no final do mês não fosse tão assustador.
Dentro do sistema de bandeiras, a bandeira vermelha é a que sinaliza a piora nas condições relacionadas ao patamar de geração de energia.
Isso porque, existe um sistema de patamar referente a cada bandeira:
- Bandeira verde: é uma bandeira que aparece na conta de luz demonstrando que não há nenhum tipo de condição desfavorável na geração de energia. Neste caso, os valores não são considerados tão altos
- Bandeira amarela: considerado um sinal de alerta, a bandeira amarela já sinaliza algum tipo de situação que pode começar a aumentar os valores referente a energia elétrica. Neste caso, a tarifa já começa a ter um aumento, por ter atingido o segundo patamar de risco. Sendo assim, são acrescidos 1,874 reais para cada 100 KWh
- Bandeira vermelha: sinaliza o terceiro patamar, considerado uma piora na geração de energia. Neste caso, o valor acrescido a cada 100 KWh é de 9,492 reais. Esta bandeira representa um grande alerta no consumo. Isso porque, quando as bandeiras de todo um estado atingem esta bandeira, mesmo o consumo diminuindo, os valores continuam altos.
A Aneel é a principal responsável pela escolha da bandeira que aparece na conta de luz dos brasileiros todos os meses.
Isso porque, a Aneel é a agência responsável por fazer a fiscalização e regularização de:
- Geração
- Transmissão
- Distribuição
- Comercialização de energia.
No final de cada mês, são realizadas reuniões que definem qual a bandeira que deve aparecer na conta de luz do próximo mês.
Agora você sabe tudo sobre a Bandeira Tarifária Vermelha e todas as medidas tomadas em momentos de escassez.
Continue navegando no nosso blog para acessar mais conteúdos!