Está com a Internet Lenta? Descubra agora como melhorar a velocidade da sua internet!

Tanto em casa, quanto no trabalho, ter uma conexão com a internet lenta, pode ser irritante e acabar atrasando tarefas diárias simples, como baixar arquivos, baixar um vídeo ou até mesmo fazer uma chamada de vídeo.

Você pode pensar que a lentidão da internet é culpa do seu plano, mas muitas vezes acaba sendo um acúmulo de vários fatores que estão tornando sua internet mais lenta.

Então, para evitar o desgaste que é ficar ligando para a sua operadora, neste artigo, separamos algumas possíveis soluções.

Confira como resolver o problema de internet lenta!

Internet Lenta: Como resolver?

Se você estiver enfrentando o problema de internet lenta, existem algumas coisas que você pode fazer antes de ligar para a sua operadora.

Verifique o seu roteador

Certifique-se de que o roteador esteja em uma boa localização, sem obstáculos ou barreiras físicas ao sinal, e certifique-se de que todos os cabos estejam conectados de forma correta e em boas condições.

É importante deixar o seu roteador em um lugar central da casa, isso vai ajudar na distribuição de sinal.

Reinicie o roteador para limpar o sistema de quaisquer dados que possam estar armazenados.

Aguarde 30 segundos com o roteador desligado e ligue a internet novamente.

Se depois de fazer todos estes passos, a sua internet não voltar ao normal, passe para o próximo passo.

Instale um VPN de confiança e compare com a sua velocidade

Existem dezenas de razões que devem ser considerados na hora de procurar a melhor VPN, como segurança, preço e localização do servidor.

Depois de instalar a VPN, você pode testar sua conexão com a internet com um aplicativo confiável.

Compare os resultados com o mesmo teste quando sua VPN estiver ativa.

O uso de uma VPN deve reduzir drasticamente sua velocidade, portanto, os testes de velocidade devem mostrar uma lacuna, com a velocidade da VPN ativa sendo significativamente mais lenta do que a velocidade da inatividade da VPN.

Uma VPN vai mascarar o endereço IP que os provedores usam para identificá-lo, então, se seu teste de velocidade com VPN for mais rápido do que sem VPN, isso pode significar que seu servidor está direcionando seu endereço IP para limitação.

Outra opção interessante para ver o desempenho  da sua internet, é o teste de velocidade da Copel, clique aqui e veja como utilizar.

Agora sim, entre em contato com a sua operadora

Como falamos anteriormente, se o motivo da lentidão da internet for dentro de sua casa, trocar o roteador de lugar pode resolver, mas também é bom lembrar de reiniciá-lo de vez em quando.

Mas se o problema da sua internet estiver no servidor, você vai precisar entrar em contato com a sua operadora.

Talvez o problema seja que você está alocado em um servidor muito cheio ou pode ser algum problema técnico.

Nestes casos, a sua operadora precisa mandar um técnico para solucionar o problema.

Dica: Descubra quais eletrodomésticos consomem mais energia!

Sinais de lentidão da Internet

Internet Lenta

Os motivos que podem estar fazendo com que a sua internet fique lenta, normalmente são aqueles que impactam diretamente a qualidade do sinal, principalmente em lugares que usam Wi-Fi.

Os motivos que podem estar causando lentidão na sua internet são:

  • Cabos velhos que se deterioram e comprometem a transmissão da internet
  • Paredes, eletrodomésticos e outros objetos, que podem funcionar como barreiras físicas
  • Chuvas e trovoadas que podem causar instabilidade nos cabos de internet que fazem a ligação da rua à residência
  • Casas em regiões rurais que estão em áreas remotas e podem ter uma conexão de internet mais fraca devido a problemas de clima ou localização
  • A localização do modem de internet pode ser em um local ruim da casa, de forma que o Wi-Fi não chegue a todos os cômodos da mesma forma.

É importante observar se a qualidade da conexão está ruim devido a um dia chuvoso, falta de manutenção do cabo ou do modem em local errado.

Agora que você já sabe o que fazer quando tem problemas de internet lenta, antes de entrar em contato com sua operadora, você tem mais autonomia e conhecimento para solucionar esse problema!

Mas, não se esqueça, é fundamental ter um provedor de confiança e qualidade!

Continue acompanhando o blog para ter mais opções de conteúdos!

Por Juliana C. em 03/03/2022 Formada em Ciências Contábeis e Direito, com mais de 6 anos de experiência na área contábil e jurídica. Crio conteúdos nas horas vagas, buscando esclarecer suas dúvidas e facilitar seu dia a dia.