Qual a temperatura ideal do ar condicionado para economizar energia?

É comum entre as roda de conversas dos brasileiros o tópico economizar energia e um dos maiores vilões certamente é o alto consumo do ar condicionado.

Por isso, muitas pessoas buscam por soluções para este consumo excessivo, como, por exemplo, conhecer a temperatura ideal do ar condicionado para economizar energia. Mas, é importante entender que para economizar energia com o uso deste aparelho, só saber a temperatura mais econômica não basta.

Para te ajudar tanto no entendimento da temperatura que consome menos eletricidade, quanto nas demais dicas para economizar com o ar condicionado, temos um conteúdo especial e completo a seguir!

Antes, na esfera de economia da conta de luz, está inserido também o Score de crédito, que pode ser afetado negativamente ou positivamente conforme o pagamento de sua conta, além disso, você sabia que CPF na nota aumenta Score?

Confira a seguir mais informações sobre qual a temperatura ideal do ar condicionado para economizar energia e muitas dicas úteis de economia!

Afinal, qual a temperatura ideal do ar condicionado para economizar energia?

Você sabia que existe uma temperatura que pode ajudar na economia de consumo do ar condicionado? Mas, é importante destacar que não é algo que servirá em todas as situações.

Visto que, existe um fato chamado carga térmica, que se refere a diferença entre a temperatura que o usuário deseja e a temperatura externa, o que influencia muito. Contudo, de forma geral, usar o seu aparelho em uma temperatura que esteja entre os 22 e 24 graus célsius vai fazer muita diferença quando chegar a conta de luz.

Além disso, também pode oferecer o mesmo conforto de quando se usa em temperaturas entre 18 °C e 20 °C. Portanto, vale a pena testar as opções para definir qual a temperatura ideal do ar condicionado para economizar energia em seu caso.

Quais as melhores dicas para economizar com o uso do ar condicionado?

Conforme citamos no início do conteúdo, não basta conhecer a temperatura que oferece mais economia no uso do ar condicionado, é importante também se atentar a dicas importantes.

Com isso em mente, listamos a seguir as melhores dicas para diminuir seus gastos de eletricidade com ar condicionado, confira!

Saiba como escolher o aparelho certo

Certamente, uma das dicas mais valiosas na hora da economia com o ar condicionado, é saber como escolher corretamente o aparelho. Claro, sem esquecer de considerar as suas necessidades.

Um dos pontos é conferir a classificação fornecida pela Procel no aparelho. Por meio desta classificação, é possível conferir o nível de consumo de energia do aparelho, sendo que quanto mais perto do “A”, menor é o consumo.

Além disso, também é muito importante considerar a potência do aparelho, considerando que ele deve possuir capacidade para climatizar o ambiente em que será instalado. Você pode encontrar esta informação nas especificações do fabricante.

Muito importante não deixar ar gelado escapar

Você deve prestar atenção com o vazamento de ar do ambiente, mesmo que seja mínimo. Como estamos falando de ar, é possível que ele escape por meio de qualquer lugar mal isolado ou por meio de rachaduras, ou buracos.

Portanto, é importante analisar se o cômodo em que está instalado o ar condicionado está bem vedado. Para isso, analise bem cada canto dele para verificar se existem aberturas, saia para o exterior do cômodo e verifique se sente algum ar frio saindo.

Mas, por que isso ajuda a economizar energia? É muito simples, quanto mais escapar o ar gelado, maior será a dificuldade do aparelho em manter o cômodo frio, fazendo com que você baixe ainda mais a temperatura do ar condicionado, exigindo mais do aparelho e aumentando o consumo do mesmo.

Para a instalação do ar condicionado, contrate um técnico especializado

Também é muito importante que o aparelho seja instalado de forma correta para que possa oferecer economia no consumo. Portanto, um profissional especializado pode fazer a instalação da forma recomendada, considerando as recomendações do local e demais fatores, como:

  • É necessário instalar a parte externa do aparelho em um local que possui uma circulação boa de ar e que fique o máximo possível distante do calor do sol;
  • Libere bem as passagens de ar nas laterais e da parte de fundo do aparelho, em outras palavras, cuidado para não deixar o ar condicionado encostado em paredes ou móveis.

Use a função smart

Quando o ar condicionado conseguir resfriar seu cômodo, acione a sua função smart. Com isso, o aparelho ficará programado para liberar ar frio em um determinado intervalo de tempo, visando manter o local frio. Isso ajuda a diminuir o consumo, pois o aparelho não ficará ligado o tempo inteiro.

Use a função sleep

Da mesma forma que podemos conferir em certos aparelhos domésticos, como é o caso de televisores, o ar condicionado também conta com a função sleep. Esta função se trata de uma ferramenta que possibilita programar o desligamento automático do aparelho, conforme o tempo definido pelo usuário.

Ou seja, para as pessoas que desejam dormir com o quarto já frio, a recomendação é ligar o ar condicionado momentos antes de dormir e quando se deitar, programar para o aparelho se desligar automaticamente de acordo com sua necessidade.

Escolha o modelo de ar condicionado inverter

Usando um modelo de ar condicionado inverter pode gerar uma economia de até 60% no consumo em relação a um modelo convencional. O motivo é a tecnologia cheia de modernidade que este modelo oferece: este modelo conta com um compressor que mantém sua operação de forma contínua, com um baixo consumo de energia, visando apenas manter a baixa temperatura, mas sem desligar o aparelho.

Por meio de sua capacidade de ajustar a rotação, ele dispensa a geração de picos de consumo de energia. Além disso, o modelo inverter também oferece um maior conforto com a geração de menos ruídos, por meio do acionamento único do compressor.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Conforme podemos acompanhar, é importante ter em mente qual a temperatura mais adequada do ar condicionado para economizar energia, mas para um melhor resultado, algumas dicas podem te ajudar muito. Portanto, avalie bem as possibilidades de acordo com suas necessidades.

Por Juliana C. em 19/05/2023 Formada em Ciências Contábeis e Direito, com mais de 6 anos de experiência na área contábil e jurídica. Crio conteúdos nas horas vagas, buscando esclarecer suas dúvidas e facilitar seu dia a dia.