Quantos kWh gasta um ar condicionado? Veja aqui!

O ar condicionado é visto na maioria das vezes como um vilão no gasto de energia elétrica, mas quantos kWh gasta um ar condicionado?

Se você souber calcular seu consumo energético, não terá surpresas desagradáveis na conta no final do mês.

Saiba que cada aparelho possui uma média de gastos conforme potência e tempo de funcionamento por dia.

Confira nesse artigo quantos kWh gasta um ar condicionado e saiba economizar no uso desse aparelho.

Quantos kWh gasta um ar condicionado?

Para saber quantos kWh gasta um ar condicionado, multiplique o valor do kWh pela quantidade de horas usadas, pelo número de dias por mês e pelo valor da tarifa de energia (o valor de 1 kWh, atualmente é de R$ 0,30).

Então, é só dividir o resultado por 30 que é o número total de dias em um mês.

Por exemplo, se você tem um aparelho de 12.000 BTU e ele ficar ligado apenas 4 horas por dia, pode consumir até 100 kWh por mês.

Basta calcular 100 x 0,30, para saber o custo do aparelho em sua conta de energia.

Escolha o aparelho correto, considere adquirir um ar condicionado mais moderno, com tecnologias e funções que reduzem o consumo de energia.

Os consumidores de energia elétrica no Brasil se dividem em dois grupos quanto à classificação tarifária, o grupo A que a tarifa é binômia e o B que possui tarifa monômia.

Esta classificação é feita através da demanda em (kWh) que é inerente ao nível de tensão atendido.

O Grupo B abrange as unidades consumidoras de baixa tensão que tem abaixo de 2.300 volts, ou seja, imóveis de pequeno porte, tais como residências em modo geral, tanto casas como edifícios, comércios de pequeno porte, dentre outros.

É feita uma divisão em subgrupos no grupo B, divisão esta, que tem como parâmetro a atividade específica do consumidor.

O subgrupo B1 é composto pelos consumidores residenciais e residenciais de baixa renda, o subgrupo B2, pelos consumidores rurais e cooperativas de eletrificação rural, o subgrupo B3 pelas demais classes e o subgrupo B4 pela iluminação pública.

Já os consumidores que utilizam alta tensão que ultrapassa os 2.300 volts como grandes shopping centers e indústrias são agrupados no grupo A, que assim como o grupo B é dividido em subgrupos de acordo com o atendimento.

A divisão tem o subgrupo A1 que atende o nível de tensão de 230 kV em diante, o subgrupo A2 atendendo o nível de tensão entre 88 e 138 kV, o subgrupo A3 que atende o nível de tensão de 69kV.

O subgrupo A3a para níveis de tensão entre 30 e 44kV, o subgrupo A4 atendendo entre os níveis de tensão de 2,3 a 25kV e o subgrupo AS que atende os sistemas subterrâneos, classificados como sendo do grupo A, subgrupo AS, mesmo sendo atendidos em níveis de tensão abaixo de 2.300 volts, ou seja, baixa renda.

Para o consumidor usufruir deste serviço é necessário atender a algumas exigências, tais como, a verificação de consumo de energia elétrica ativa mensal igual ou superior a 30MWh em, no mínimo, 3 (três) ciclos completos e consecutivos nos seis meses anteriores à opção; ou, celebração de contrato de fornecimento fixando demanda contratada igual ou superior a 150 kW.

quantos kwh gasta um ar condicionado

Dicas para economizar no consumo do ar condicionado

Para que um condicionador de ar não consuma mais do esperado, é fundamental realizar a manutenção do aparelho:

  • Limpe os filtros periodicamente
  • Não deixe as saídas de ar obstruídas
  • Certifique-se que o aparelho não esteja sofrendo incidência solar
  • Mantenha o local com portas e janelas fechadas, isso evitará que ocorra muita troca de calor no ambiente, que pode forçar um maior consumo de energia.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do PROCEL é muito conhecido pela população, uma vez que há uma aplicação nos eletrodomésticos e outros equipamentos, tais como as lâmpadas e ar-condicionado.

A certificação de uma unidade consumidora, deve atender alguns critérios, como a climatização: representando o gasto relativo ao conforto térmico, como o uso de ar-condicionado.

Condicionadores de ar que possuem esse selo tem melhor desempenho energético, sendo considerados mais econômicos.

Observe se seu aparelho possui uma etiqueta com o selo de eficiência, concedida pelo INMETRO.

Agora que você sabe quantos kWh gasta um ar condicionado, pode ter uma base para economizar na sua conta de luz!

Gostou do artigo? Acesse mais conteúdos no nosso blog!

Por Juliana C. em 02/08/2022 Formada em Ciências Contábeis e Direito, com mais de 6 anos de experiência na área contábil e jurídica. Crio conteúdos nas horas vagas, buscando esclarecer suas dúvidas e facilitar seu dia a dia.