Saiba as vantagens da tarifa branca Enel!

Através dos horários de tarifa branca Enel, é possível pagar menos por usar mais eletricidade Enel fora dos momentos de pico.

Pois, no seu dia a dia, é recorrente ter momentos de grande consumo de eletricidade em momentos onde você não consome quase nada.

Portanto, imagine pagar menos de luz por causa dessa variação? Essa é a ideia por trás da tarifa branca Enel.

Sendo assim, isso é vantajoso a quem usa fora do horário de pico, mas quem não usa, vale a pena?

Essa é a grande pergunta: tarifa branca Enel compensa? Prossiga com a leitura e veja se realmente vale a pena o cadastro na tarifa branca Enel!

Saiba agora como consultar a Enel conta atrasada?

Quem é a empresa Enel?

Primeiramente, a Enel Brasil foi criada em 2005, sendo uma empresa na qual trabalha no ramo de energia elétrica do Brasil.

Porém, ela é controlada pelo grupo italiano Enel, atualmente atende a 8% do total de consumidores de energia do país.

Dessa forma, atende a mais de 17 milhões de unidades consumidoras em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.

Para isso, conta com participações majoritárias em 4 distribuidoras de energia, 2 geradoras, 1 transmissora e 1 empresa de serviço.

O que é a tarifa branca Enel?

Por ser a maior empresa de eletricidade do país, a Enel busca oferecer o melhor atendimento, reduzindo quando possível sua fatura.

A tarifa branca da Enel é uma modalidade tarifária criada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) na qual funciona de maneira simples:

  • O valor da sua taxa elétrica varia de acordo com o seu horário de gasto.

Portanto, em dias úteis, há três horários de tarifa branca Enel dentro da área de concessão, sendo em horário:

  1. De pico: das 17h30 às 20h30, onde há maior demanda de eletricidade;
  2. Intermediário: das 16h30 às 17h30 e das 20h30 às 21h30, ocorrendo uma hora antes e depois do pico;
  3. Fora de pico: das 21h30 às 16h30, sendo o período com menor demanda de eletricidade e onde se encontram os beneficiados pelo cadastro na tarifa branca!

Tarifa branca compensa?

De modo a saber se a tarifa branca compensa, é necessário antes avaliar seu perfil de despesa. Contudo, depende do período onde se concentram seus gastos de energia, acaba não sendo muito vantajoso.

Pois, quem usa mais eletricidade fora do pico ou na qual pode se adaptar, é bastante vantajosa. Agora, caso se concentre no pico ou intermediário, a taxa pode até aumentar além do convencional. Portanto, uma ideia para testar seu gasto é usar do simulador de consumo de eletricidade.

Quem pode aderir à tarifa branca da Enel?

Antigamente, era necessário haver uma despesa mínima a fim de ser permitido o cadastro na tarifa branca Enel. Contudo, desde esse ano não é mais necessário haver esse consumo, estando disponível a todos, exceto:

  • Clientes residenciais cadastrados na Tarifa Baixa Renda;
  • Consumidores nos quais recebam descontos;
  • Do tipo iluminação pública.

Sendo assim, se você se encaixa no público-alvo, é hora de usar do simulador de consumo de energia e se cadastrar.

Como pedir?

O pedido de adesão pode ser feito pelo titular da Unidade Consumidora em uma das lojas de atendimento Enel. Para ocorrer a adesão, é necessário formalizar o pedido, assinando o termo de compromisso.

Dessa forma, após solicitar e formalizar, é instalado um novo medidor em até 30 dias após solicitação. Portanto, o cliente pode cancelar a qualquer momento, ocorrendo o retorno a tarifa convencional em até 30 dias, sem precisar substituir o medidor. Contudo, caso queira retornar, deve-se aguardar 180 dias após cancelamento da tarifa branca.

Simulador de tarifa branca da Enel: como saber se vale a pena?

Caso queira simular de consumo de energia e avaliar se vale a pena optar pela tarifa branca, a Enel disponibiliza. Funciona de maneira simples:

1-Informe o tipo de moradia;

2-Adicione os aparelhos elétricos que usa durante o dia;

3-Informe a frequência de uso e horários nos quais permanecem ligados;

4-Ao final, rode a simulação e veja o consumo e custo aproximado da tarifa.

Se a tarifa branca Enel for favorável a você, se cadastre imediatamente nela. Se não for, se mantenha no método convencional e busque economizar mais!

Saiba agora como baixar o aplicativo Enel?

Por Juliana C. em 20/08/2022 Formada em Ciências Contábeis e Direito, com mais de 6 anos de experiência na área contábil e jurídica. Crio conteúdos nas horas vagas, buscando esclarecer suas dúvidas e facilitar seu dia a dia.