Tarifa Social EDP: Como solicitar religação?

A EDP, assim como outras empresas de fornecimento de energia elétrica, oferece a adesão da Tarifa Social EDP.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é uma iniciativa do Governo Federal que disponibiliza descontos relevantes na conta de luz de famílias de baixa renda com um consumo de até 220 kWh mensais.

Mas, quem pode aderir a essa tarifa e como solicitar?

Continue a leitura desse artigo e fique por dentro de todas as informações sobre a Tarifa Social EDP.

Tarifa Social EDP: Quem pode solicitar?

A Tarifa Social EDP é uma política de descontos para residências que abrigam famílias de baixa renda nos estados do Espirito Santo e São Paulo.

A EDP segue os critérios descritos na Lei nº. 12.121/2010 para fazer valer o benefício da tarifa social.

O TSEE é aplicado de acordo com consumo de energia elétrica da família, o valor do desconto pode variar entre 10% e 65%.

Veja abaixo quem pode ter direito a essa tarifa social e quais documentos são necessários para fazer a solicitação.

Famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo:

Nesta modalidade, a família precisa ter consumo mensal da unidade consumidora em até 120 kWh para ter acesso ao benefício.

Os documentos necessários para solicitar a tarifa são:

  • Cópia do RG e do CPF do titular do NIS
  • Número de Identificação Social – NIS.

Famílias com pessoa usuária de equipamento eletromédico e renda total de até 3 salários mínimos

Residências que tem algum membro que utiliza equipamento eletromédico e a renda familiar total declarada no CadÚnico podem solicitar a TSEE.

Os documentos necessários são:

  • Cópia do RG e do CPF do titular da UC e do usuário do equipamento – Caso o titular da unidade consumidora e o usuário do equipamento não sejam a mesma pessoa
  • Declaração de Vínculo – Caso o titular da unidade consumidora e o usuário do equipamento não sejam a mesma pessoa.

Se o uso do equipamento eletromédico ultrapassar 1 ano, é necessário realizar o recadastramento para garantir a continuidade da tarifa social.

Beneficiários da Prestação Continuada

Beneficiários do INSS do tipo Amparo Social ao Idoso ou Amparo Social à Pessoa com Deficiência têm direito a tarifa social de energia elétrica.

Para solicitar a tarifa junto a EDP para essa modalidade, é necessário apresentar:

  • Cópia do RG e do CPF do titular NIS
  • Número do Benefício – NB.

Indígenas e Quilombolas

Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico tem direito a 100% de desconto nos primeiros 50 kWh/mês consumidos.

Nas demais faixas, o consumo terá os mesmos percentuais de desconto dos demais beneficiários.

Para solicitar a tarifa junto a EDP para essa modalidade, é necessário apresentar:

  • Cópia do RG e do CPF do titular NIS
  • Número do Benefício – NB.
tarifa social edp

Como aderir a essas tarifas?

Se você se enquadra em alguma das condições citadas acima, basta juntar os documentos exigidos e fazer a solicitação.

EDP Online

A primeira opção que você tem é realizando esse processo através do site da EDP:

  1. Clique aqui e acesse o link
  2. Preencha o formulário
  3. Uma resposta será enviada em um dos contatos que você deixou.

Central de Atendimento

Você pode solicitar a tarifa social através da central de atendimento:

  • Clientes do Espirito Santo devem entrar em contato através do número 0800 721 0707
  • Clientes de São Paulo devem solicitar a tarifa no número 0800 721 0123.

Para ambos os casos, a ligação para solicitar o cadastro na tarifa social é gratuita e esse canal de atendimento funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Independente do meio utilizado para realizar o cadastro, a companhia avalia a documentação e se estiver tudo certo, você receberá o desconto na sua próxima conta de energia.

Atualize pelo menos uma vez a cada 2 anos, os seus dados cadastrais, junto ao CRAS, sem essa atualização, você poderá perder o benefício da Tarifa Social EDP.

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Por Juliana C. em 29/12/2021 Formada em Ciências Contábeis e Direito, com mais de 6 anos de experiência na área contábil e jurídica. Crio conteúdos nas horas vagas, buscando esclarecer suas dúvidas e facilitar seu dia a dia.