Ventilador gasta muita energia? Saiba aqui!
Com esse calor, o ventilador se torna um grande aliado, mas você sabe se o ventilador gasta muita energia?
Será que ele é um grande vilão para a sua conta de luz?
Nesse artigo, vamos explicar como calcular o consumo de energia e se o ventilador gasta muita energia.
Ventilador gasta muita energia?
Um ventilador gasta muita energia sim, mas é uma solução simples e de baixo custo para ajudar as pessoas a permanecerem frescas durante os dias quentes.
Para calcular o gasto desse aparelho é bem simples, basta saber a potência em watts daquele aparelho e dividir por 1.000.
Em seguida, é preciso multiplicar o valor encontrado pelo tempo de funcionamento em horas.
É só multiplicar o resultado pelo valor da tarifa vigente da companhia elétrica do seu estado.
Mas se você tem um ventilador em casa e ele é usado por mais de 8 horas todos os dias, pode aumentar significativamente sua conta de eletricidade.
Segundo estimativa de fabricantes, um ventilador de tamanho médio, ligado por 8 horas gera um gasto médio de R$ 30,00 na conta de luz, no final do mês, antes de escolher seu ventilador tenha atenção ao selo Procel.
O Procel pode ser conferido na etiqueta que vem no seu aparelho.
No Brasil é obrigatório que os produtos eletrônicos comercializados recebam o Selo Procel de Economia de Energia, concedido pela Eletrobrás em parceria com o Inmetro.
Além de ter como objetivo orientar o consumidor na compra de produtos que apresentam melhores níveis de eficiência energética em sua categoria, o Selo Procel estimula a fabricação e comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para a redução de problemas ambientais.
A eficiência energética de um ventilador pode ser classificada de A até E, considerando a classificação A com o maior nível de eficiência, ou seja, menor consumo.
Por exemplo, o ventilador de teto deve obter a classificação “A” na ENCE, no critério, eficiência energética nas velocidades, alta, média e baixa, em modelos com três velocidades.
Para modelos que possuírem uma única velocidade, será exigida a classificação “A” nessa velocidade.
Agora, você deve prestar atenção nas nossas dicas de consumo para economizar em sua conta de eletricidade, sem renunciar a seu ventilador!
Dicas de consumo
Fique atento a essas dicas se deseja gastar menos com seu ventilador:
- Mantenha o ventilador ligado na velocidade mínima.
- Evite usar o aparelho na velocidade máxima para gerar um aumento de até 38% nos gastos
- Se o ventilador for de pé, o mantenha apontado para o chão. Isso fará com que ele pegue o ar frio que está embaixo e jogue para cima refrescando mais
- Acostume-se a desligar o ventilador quando não estiver no ambiente
- Quanto maior o ventilador, maior seu consumo dele
- Analise bem o custo-benefício. Por exemplo, ventiladores de teto possuem uma maior potência de climatização, gastando mais energia
- Não esqueça que o consumo de ventiladores pode variar muito dependendo do modelo que você usa e de seu tamanho
- Se você tiver um grande espaço, escolha um ventilador potente. Ventiladores de teto são mais potentes, distribuem muito bem o vento e podem atender cômodos maiores
- Se o espaço for pequeno e quiser torná-lo agradável para a leitura, preste atenção ao nível de ruído do ventilador
- É melhor instalar um ventilador de mesa oscilante, ele é menos potente e silencioso, economiza energia e esfria sua casa se o tempo estiver quente. Outra opção é o ventilador de coluna que tem potência similar aos aparelhos de mesa, tendo como diferencial que o ar circula em maior altura.
Agora que você já sabe se o ventilador gasta muita energia e como calcular o consumo do seu aparelho, coloque nossas dicas em prática e ajude seu bolso.
Acompanhe mais artigos do nosso blog e fique sempre atualizado!